Are you the publisher? Claim or contact us about this channel


Embed this content in your HTML

Search

Report adult content:

click to rate:

Account: (login)

More Channels


Showcase


Channel Catalog


Channel Description:

Tecnologia, dicas, música e tudo mais que for importante.
    0 0
  • 03/21/17--11:48: A síndica
  • No início de 1989, Huguinho passou no vestibular e foi morar em Florianópolis num condomínio de 160 apartamentos. Assim que se mudou, chamou seus amigos e foram comemorar.

    Como Luizinho havia levado um violão e Zezinho as baquetas, foi questão de tempo até começarem a cantar. Talvez no calor da música tenham feito um pouco mais de barulho do que o normal e logo alguém bateu à porta.

    Huguinho pediu para ficarem quietos que ele ia abrir a porta. Mas como a segurança está acima de tudo, ele resolveu, antes, checar o olho mágico. Quase não acreditou ao ver uma baita loira do outro lado da porta!

    Quando contou para os seus amigos, a agitação foi geral! Era hoje! A sorte finalmente havia batido na porta daqueles jovens mortais!

    Depois que o pessoal se acalmou, decidiu finalmente abrir a porta e viu a loira melhor. Era realmente muito bonita e estava toda produzida, com um vestidinho curto e botas de salto alto.

    Imagem meramente ilustrativa.
    - Oi, boa noite, meu nome é Ana, sou a síndica, e moro aqui em baixo. Estou vendo que vocês estão dando uma festinha e como reclamaram do barulho peço que baixem o volume, ok?

    - Claro, tudo que você quiser! Pode deixar, vamos fazer silêncio. Desculpe.

    Era muito azar! 160 apartamentos e a síndica tinha que morar logo embaixo!!!


    0 0

    Meu celular recebeu recentemente a atualização para o Android 7 (Nougat) e logo percebi que a opção de download do Netflix havia desaparecido. 
    Pensei que se tratava de um problema de incompatibilidade do app com o Android 7 e comecei a pesquisar uma solução para isso mas não encontrei nada. Esperei alguns dias uma provável correção do app, mas não veio nada.

    Resolvi fazer o básico: reinstalei o app. Problema resolvido.


    0 0

    Existem situações nas quais você cancela uma impressão mas o arquivo teima em continuar aparecendo na lista de documentos a imprimir:

    Já vi casos que mesmo reiniciando o computador o documento permanecia. Mas existe uma solução (pelo menos sempre que fiz isso funcionou, mas não sei dizer se vai funcionar para todos os casos): basta parar o serviço de Spooler de Impressão, cancelar a impressão e iniciar o serviço de Spooler novamente. Para isso, siga os seguintes passos:
    1. Tecle Windows + R, digite services.msc e clique em OK.
    2. Na tela que surgir, localize o serviço de Spooler (vide imagem abaixo) e clique em Parar.
    3. Na tela de documentos a imprimir (tecle Windows, clique em Dispositivos e Impressoras e abra a impressora que você está usando), clique em Impressora > Cancelar Todos os Documentos.
    4. Por fim, reinicie o serviço de Spooler, clicando em Iniciar.


    0 0
  • 05/30/17--04:11: O rock não morreu
  • Você sabe que o rock não morreu, quando está num posto de gasolina, no meio do nada e no banheiro está tocando ZZ Top - Gimme all your lovin'!



    0 0
  • 06/22/17--05:47: Faça o simples
  • Comecei a programar bem cedo, em 1985, num TK-2000. Naquela época tinha que se virar com meros 48 KB (isso mesmo, não são 48 MB) de memória RAM e talvez por isso aprendi a fazer programas enxutos.

    Lembro que quando trabalhava com Clipper, tive que criar um módulo de abertura/fechamento de tabelas do BD, pois se ficasse com muitas tabelas abertas simultaneamente dava problema de falta de memória. Assim, o programa ficava monitorando as tabelas, e cada vez que uma era aberta, subia uma posição na fila. As que ficavam no final da fila, abaixo de um determinado limite, eram fechadas automaticamente.

    Em sistemas maiores, sempre tem quem tente cercar todas as possibilidades: "e se, o usuário quiser, mais tarde, um relatório por filial", "e se, no futuro, for preciso aplicar uma correção na tabela XYZ", "e se, ...".

    Reparem que são suposições ("e se") projetadas para um momento que não se sabe se ocorrerá ("mais tarde", "no futuro"). Mas atenção: em momento algum disse que não é preciso prever certas situações. Pelo contrário, o bom analista/programador precisa saber distinguir essas situações. Mas é preciso ficar atento à, digamos, preparação do código para novas funcionalidades. Isso pode gerar, no mínimo, tempo gasto sem necessidade.

    Para saber mais: Curiosity e suas 2,5 milhões de linhas de código



    0 0
  • 08/15/17--07:01: Atualização do Eclipse
  • As políticas de segurança das empresas às vezes são um pé no saco. Tá certo, segurança, etc, etc. Mas elas (as políticas) podem ser tão restritivas que chegam a incomodar.

    Um amigo, que pediu para não ser identificado, e por isso vamos chama-lo de Huguinho, estava utilizando a versão Juno do Eclipse e ao tentar atualizar o software aparecia a mensagem abaixo:

    Tentando chamar a url, http://download.eclipse.org/eclipse/updates/4.2/, mostrava uma mensagem dizendo que o site foi bloqueado pelas diretivas de segurança.

    A solução? Compactar a pasta do Eclipse, copiar para um pendrive, descompactar num computador fora da rede da empresa, atualizar e fazer o processo inverso.

    0 0
  • 09/06/17--08:58: XML sem quebra de linha
  • Quem mexe com TI com certeza já se deparou com um arquivo XML sem quebra de linha. É algo assim:

    Se com poucas tags já fica difícil de visualizar, imagine com centenas de tags. É praticamente impossível.

    Se o objetivo for apenas visualizar, basta abrir o XML diretamente no navegador de sua preferência. Mas se precisar editar o arquivo, aconselho a usar o Notepad++ e instalar o plugin XML Tools.

    Acessando a opção acima, você consegue visualizar (e editar) com maior facilidade:

    Download do arquivo XML utilizado nos exemplos: clique aqui.

    0 0

    Esse assunto já foi tratado aqui (O caso do computador com 100% de uso de HD), mas voltou a ocorrer comigo, e agora em outro computador. A solução encontrada também foi outra, como veremos no final desse post.

    O meu notebook é um HP Envy 4 e já tem alguns anos de uso. Veio com o Windows 8 Pro e atualizei para o Windows 10. Usei durante anos e nunca tive problemas, mas há cerca de um mês começou a usar 100% do HD. Às vezes ficava tão lento que tinha que resetá-lo, pois tratava (com a luz do HD acesso o tempo todo).

    Repeti basicamente o procedimento da primeira vez que ocorreu o problema, mas não conseguia determinar qual o processo estava causando a lentidão.

    Resolvi então, alterar os arquivos de paginação do Windows: estava em modo automático.

    E defini manualmente para 4 GB (a mesma quantidade de RAM que eu tenho):

    Bastou reiniciar e o problema foi resolvido!

    0 0
  • 09/19/17--09:22: Cancelamento de serviço
  • Todo mundo sabe o stress que é cancelar um serviço de telefonia e afins. Mas essa semana fui surpreendido (positivamente). Queria cancelar o PFC (Premiere Futebol Clube) da Vivo e o FazUm21 da Embratel. Durante algumas semanas acumulei coragem e parti para a briga.

    Comecei pela Vivo. Liguei pro 10615, localizei o menu que falava de cancelamento de serviço e uma pessoa atendeu, confirmou meus dados e perguntou o motivo da minha desistência. Neste ponto pensei: "Pronto, vai começar a encheção de saco!". Mas dei uma chance e falei apenas que não tinha mais dinheiro. Ela agradeceu, esperei 1 ou 2 minutos e o PFC foi cancelado.

    Na Embratel, pesquisei no Google por "Embratel Cancelamento" (vou facilitar: http://portal.embratel.com.br/fazum21/atendimento/cancelamentos/), preenchi o formulário e dois dias depois recebi o email dizendo que o serviço estava cancelado.

    Claro que ainda não estou acreditando - foi fácil demais! Estou esperando o despertador tocar e eu acordar!

    0 0
  • 09/22/17--08:37: O frete mais caro do mundo
  • Recebi um anúncio de uma promoção de pendrives (Sandisk Cruzer Blade) de 16 GB por R$ 16,10 e já parti para a briga, digo, compra.

    A minha surpresa foi quando digitei o CEP e recebi o valor do frete: R$ 110,00, para entrega em até 7 dias úteis!

    Isso é achar que os consumidores são idiotas (tá, tem uns que são, mas vocês entenderam o que eu quero dizer)! Tiram do valor da mercadoria e acrescentam no frete. Se você não está atento, dança.

    Não sei se repararam, mas a pérola é dizer que a entrega é "econômica". Imagine a urgente!

    0 0
  • 09/25/17--10:45: Article 0
  • Curiosidade que ninguém reparou até hoje

    As vezes nos deparamos com algumas coisas imbecis e curiosas ao mesmo tempo e nos perguntamos: - Como é que ninguém viu isso antes?

    Bem, você já leu a série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams? Há também um filme baseado nessa "quintologia" que é muito interessante caso bata aquela preguiça de ler (normal hoje em dia).

    O fato é que no livro menciona uma civilização que busca a resposta para o sentido da vida, o universo e tudo mais e para isso constrói o computador mais avançado do universo, o Deep Thought. 


    O Pensador Profundo


    Quando questionado ele deu um prazo de milhares de anos para realizar o cálculo e apresentar a resposta.

    Algumas gerações depois, os descendentes dessa civilização vão finalmente obter a resposta e, para espanto de todos, esta é:

    42!

    Cara de bocó do Marvin (um robozinho com crise existencial que também está nos livros/filme)


    Tá, mas onde eu quero chegar com isso tudo? Simples, abra o seu whatsapp. Na imagem de fundo de tela padrão do aplicativo você pode ver que está lá o número 42 (a esquerda em cima).


    Como diz um amigo meu:
    - Sabe o que isso significa? Nada!



    0 0

    Dias desses (aqui e aqui) precisei de um software simples, que mostrasse a luz do HD quando o mesma estivesse sendo utilizado. Vale uma explicação: meu notebook possui um led que mostra a atividade do HD, mas fica na lateral. Como eu estava monitorando o tempo todo, isso estava ficando cansativo. Por isso, a necessidade de um software (minimalista, de preferência) que mostrasse essa atividade.

    Encontrei um monte de porcaria mas também encontrei um que era exatamente o que procurava: DiskMon, da SysInternals. Basta salvar o programa numa pasta, executa-lo, clicar em Options / Minimize to Tray Disk Light. Opcionalmente, você pode chamar com o programa com o parâmetro "/l":



    0 0

    Já fiz a análise de alguns emails de spam (aqui, aqui e aqui) e também de phishing. Ontem recebi mais um, e dessa vez foi via SMS.

    Logicamente, fiz o que todo mundo não faz: cliquei no link. Observe que possui um ".es" no lugar de um ".br", mas tudo bem. 
    Não notou nada estranho? Olhe com atenção embaixo, à direita: "Ligue pra nóis"!!!

    O dia que meu banco escrever assim, encerro a conta. Eu achava que com o tempo eles iam melhorar, mas não tem jeito...

    0 0

    Na época da faculdade, Huguinho normalmente ia de ônibus, mas às vezes ia de Brasília laranja. Como esta:

    Bom, na verdade não era exatamente como essa, pois na do Huguinho, um dos bancos era sustentado por um cabo de enxada. O chão era, digamos, panorâmico (era tanta ferrugem que dava para ver o asfalto). E também tinha uma outra característica bem peculiar: dava para tirar a chave da ignição com ela em movimento. Ah sim, acima de 100 km/h o capô erguia automaticamente!

    Quando estava a menos de 500 metros da Univali, em Itajaí, Huguinho sentiu o cheiro de fumaça, e parou o carro de imediato. Nesse momento, ele observou a fumaça saindo da tampa do motor, que fica na parte traseira do carro. Rapidamente, desceu do carro, abriu a tampa externa e retirou a tampa do motor. Com mais oxigênio, não podia ocorrer outra coisa: o fogo se alastrou rapidamente.

    Huguinho usou o extintor (sim, ela [a Brasília] tinha extintor!) e depois mais outros dois, até que os bombeiros chegaram e debelaram o fogo. Enquanto o bombeiro apagava as chamas, já indicou o cunhado do amigo do primo, que compraria a Brasília naquele estado. Mas Huguinho não queria abrir mão desse carro e mandou consertar. Foram gastos R$ 1.500,00. Se você acha pouco, é porque não sabe que o carro estava avaliado em R$ 1.500,00!

    Mais uma coisa: ao abrir a tampa do motor, Huguinho queimou dois dedos da mão esquerda.

    0 0

    Dizem (e com razão) que o brasileiro não é pontual. Normalmente, a alegação é o trânsito, mas se parar para pensar, percebe-se que é mais do que isso.

    Explico: é claro que o trânsito atrapalha, e que muitos atrasos são decorrentes disso. Mas já repararam que quando se trata de futebol o brasileiro não se atrasa?

    Não estou só falando daquela decisão de campeonato onde o estádio lota e todo mundo chega bem mais cedo. Até naquela pelada de quarta-feira, às 20:00, ninguém chega atrasado! Ou seja, é falta de compromisso mesmo, relaxamento, pois quando é de seu interesse, ele é pontual.



    0 0
  • 02/20/18--06:16: Rir é o melhor remédio
  • Antigamente, na época que comprávamos revistas em bancas de jornal, existia uma revista chamada Seleções, que tinha uma seção chamada “Rir é o melhor remédio”. Às vezes, é o que nos resta...


    Ontem recebi um e-mail com os seguintes dizeres:
    Você ganhou uma rodada de chopp e uma deliciosa sobremesa!
    Hummm, pensei. Legal, bacana, etc. Mas como diz minha filha: #sqn


    Seguindo com o email, logo depois vem a mensagem:
    Durante o Happy Hour, o aniversariante ganha a primeira rodada de chopp para toda a mesa*!
    Opa, temos um asterisco. Vamos ver o que diz o dito cujo:
    * Promoção válida para os restaurantes XXXXXX XXXXX XXXXX, somente na data de aniversário, mediante apresentação de documento de identificação. Happy Hour de segunda a sexta, das 18h às 20h exceto feriados e datas comemorativas.
    Aparentemente nada demais, certo? Errado! E se por acaso meu aniversário cair num sábado!? Não tenho direito ao benefício? Pelo que está escrito não.


    Em tempo, este ano meu aniversário cai num sábado.

    0 0

    Quando a gasolina chega ao patamar atual, nós começamos a questionar o consumo dos carros. Você acha que não? Pergunte ao dono de um Tiguan ou Captiva.

    Já comentei aqui que diariamente percorro 150 km. Portanto, cerca de 3.300 km por mês. 

     Em 2015 eu tinha um HB20, que fazia uma média de 14 km/l. Ou seja, eu gastava 238 litros de gasolina por mês. A preços de hoje (R$ 4,00), dá a pequena fortuna de R$ 944,00. Em 2016, comprei um Up!, que faz em média 18 km/l* - ou 189 litros de gasolina. Transformando em reais: R$ 732,00. 

    No mês, são R$ 212,00 de economia. No ano, R$ 2.544,00. Esse dinheiro dá para pagar o emplacamento, IPVA e seguro. Ou comprar mais de 600 garrafas de Heineken.

    * Se eu andar à 80 km/h, a média sobe para mais de 25, mas daí provavelmente eu serei atropelado pelos caminhões.







    0 0

    Acabei de ler o (bom) livro de Marcos Piangers, O Papai é Pop. Em poucas palavras, fala da relação dos pais com os filhos e em ser um pai presente. Enquanto lia, fui lembrando de alguns momentos e algumas situações que ocorreram comigo. Quis escrever justamente para não ser traído pela memória, pois tenho certeza que me arrependeria depois.
    Certa vez, quando minha filha Rafaela tinha pouco menos de 2 anos, fomos a um Shopping e parei para tomar um café. Junto com o café veio uma água com gás (nunca sei se devemos tomar a água antes ou depois do café). A Rafaela quando viu o copinho de água, não teve dúvidas: passou a mão no copo e levou-o à boca. Quando sentiu que era uma água, digamos, diferente, franziu o nariz e fez uma careta impagável! (Tenho um vídeo dessa cena, e toda vez que assistimos rimos muito).Talvez seja por isso que até hoje ela não tome refrigerante!
    A Rafaela e eu temos uma brincadeira, desde que ela tinha uns 3 anos. É o seguinte: na época existia uma propaganda do Tablet Android da Barbie e como vocês podem imaginar, ela era louca por ele. Todos os dias, dezenas de vezes por dia, ela pedia: “Pai, me dá um Tablet Android da Barbie?”. Sempre falava que não. Até que uma vez, tive uma ideia (a hora da vingança)! Fiz uma proposta para ela: “Vou fazer cócegas em você. Se você aguardar 10 segundos sem rir, eu dou o Tablet Android da Barbie.” Logicamente ela aceitou o desafio. E logicamente, não ganhou. Algumas vezes, eu nem encostava nela e ela já começava a rir.
    Adoro sair a pé com a Rafaela. Ela fala o tempo todo quando está comigo! Toda cheia de teorias e ideias. Tá certo que eu colaboro, sempre fazendo perguntas para ver até onde ela vai. Mas acho muito legal isso. Às vezes, ela solta uma palavra “nova”, como esses dias, que estávamos conversando e ela falou: “Isso é impensável”. Não lembro qual era o assunto, mas ela disse isso dentro do contexto da conversa. Também não sei se é normal ou não para uma menina de 9 anos — às vezes, podemos subestimar a inteligência deles.
    Para quem não tem filhos isso tudo pode parecer piegas e sem sentido. Mas para quem é pai ou mãe, não tem preço! São esses pequenos momentos que fazem tudo valer a pena. Hoje em dia, tento ficar cada vez mais junto dela, pois o tempo passa rápido demais. Vou dar um exemplo: minha esposa e minha filha estavam jogando mexe-mexe e eu assistindo futebol. Poucos minutos depois que começaram, pensei: “O que que eu estou fazendo!?”. Futebol tem todo dia, mas aquele momento em família vai passar e eu vou perdê-lo para sempre. Fui jogar mexe-mexe! E não me arrependi nem um minuto.

    0 0
  • 04/09/18--07:45: HTTPS no Paradoxo Final
  • A partir de agora, todos os acessos ao blog serão realizados via https (conexão segura).Quando você acessar http://www.paradoxofinal.com.br, será automaticamente direcionado para https://www.paradoxofinal.com.br.

    0 0

    Existe uma configuração no Adobe Reader que habilita a informação do tamanho da página (por exemplo: uma página A4 aparece como 210 x 297 mm), na parte debaixo do documento.

    Para isso, entre em Editar > Preferências, selecione a categoria "Exibição de página", e habilite a opção "Sempre mostrar o tamanho da página do documento".




    0 0
  • 06/13/18--08:28: Fraude por SMS
  • Recebi, por SMS, 3 mensagens  um tanto quanto suspeitas:

    Algumas coisas me chamaram a atenção:

    1. Recebi as 3 mensagens num curto período (alguns minutos). Seria muito azar dois serviços diferentes serem bloqueados num pequeno espaço de tempo.

    2. A mensagem que fala da Netflix, está com o nome da empresa errado "NetFlix", com "F" maísuculo (é incrível, mas os fraudadores sempre erram alguma coisa).

    3. O telefone utilizado para enviar os SMS é um celular: 62996830418.

    4. A mensagem foi enviada pelo celular via Meu Vivo Web.

    Logicamente não cliquei em nenhum link - e logicamente, todos os serviços continuam ativos. 

    0 0
  • 08/24/18--10:59: O trânsito em dia de chuva
  • Estou com preguiça de procurar, mas acho que já escrevi sobre isso, enfim...

    Não sei o que ocorre com as pessoas os motoristas quando chove, mas parece que ficam um pouco fora do ar, sei lá.

    Hoje, em questão de minutos, ocorreram duas cenas patéticas. Para melhor entendimento, utilizarei gráficos de alta complexidade.

    Cena 1.

    Estou esperando para sair do estacionamento e está vindo um carro (situação 1, na imagem abaixo). Como o infeliz não sinalizou, esperei. Para minha surpresa (SQN), ele dobrou à direita. Acabei esperando o fluxo do lado contrário passar, e enquanto aguardava ele aprontou outra, parou também sem sinalizar (situação 2, na imagem abaixo). Pelo visto, essas pessoas que não sinalizam, acham que gasta combustível! Só pode!


    Cena 2.

    Um ou dois minutos depois, um sujeito (estrela vermelha, na imagem abaixo) atravessa a rua exatamente entre as faixas de pedestres (vale um comentário: duas faixas a literalmente 10 metros uma da outra é dose). O motorista da minha frente, não acreditou e esbravejou.
    O trânsito em dia de chuva não é fácil!

    0 0
  • 08/27/18--07:00: Wi-Fi lento no Samsung S9
  • Estava com um problema de lentidão no Wi-Fi no meu celular, um Samsung S9. Na rede 4G, tudo normal. A lentidão era apenas no Wi-Fi. Ah sim, tenho o pacote de 25 MB da Vivo (era da GVT quando fiz a assinatura).

    Como a qualidade do sinal no notebook estava boa, não adiantava reclamar. Podia espernear à vontade que a Vivo não iria fazer nada (e com razão). Cheguei a ler em algum lugar que o modem (Pace V5471) não era bom e por isso o sinal era ruim, etc, etc, etc.

    Depois de fazer diversos testes, reconfigurar o modem, tentar trocar o modem, instalar repetidor, chamar o técnico da Vivo, trocar a fiação,  fazer macumba, e mais algumas coisas, acabei descobrindo o problema: o bluetooth. Basta desligar o bluetooth que o Wi-Fi volta ao normal.

    Abaixo mostro a diferença. No primeiro teste, com bluetooth desligado, download 23,81 Mbps. No segundo teste, com bluetooth ligado, download de 0,31 Mbps.

    Testei no Motorola Moto Max e Moto Z Play e o problema não ocorre. Não sei dizer se ocorre em outros modelos da Samsung, como o S7 e o S8. Se alguém me informar, atualizo o post.

    0 0

    Existem bons técnicos, e existem os não tão bons (vide exemplo: https://www.paradoxofinal.com.br/2016/05/alicate-de-corte-nao-nao-uso.html). Só que agora tive uma surpresa bem ruim.

    Na área gourmet tenho uma coifa de ilha, que depois de uma queda de energia, causada durante a vistoria dos bombeiros no meu prédio, não estava mais funcionando. As luzes ficavam piscando a cada 3 ou 4 segundos, e a sucção não ligava. Detalhe: não tinha como desligar a coifa da energia, pois a fiação fica por dentro, no teto de gesso. E não era possível desligar o disjuntor, pois era o mesmo da sala de jantar e estar. O jeito foi ficar com o pisca-pisca ligado.

    Liguei para a assistência técnica e 5 dias após a visita do técnico, recebi o orçamento: R$ 560,00 (controle frontal, placa de potência, capacitor e mão de obra). Nem respondi.

    Isso foi durante a tarde. Chegando em casa, a noite, desliguei o disjuntor, peguei uma lanterna e fui fuçar na coifa. A primeira coisa que fiz foi desconectar o plugue das lâmpadas, que estavam piscando há uma semana. Logicamente, não consegui consertar nada (mal e mal consegui abrir a coifa). Sem mais o que fazer, fechei tudo, liguei o disjuntor e fui verificar se as lâmpadas estavam desligadas - estavam! Pelo menos isso. Resolvi então, ligar a coifa, e para minha surpresa voltou a funcionar!

    Provavelmente um curto na iluminação da coifa estava causando o problema. Não estava presente quando o técnico fez a avaliação, mas com certeza viu as luzes piscando e deveria ter deixado desligado ou me perguntado se devia desligar. Só que nesse caso, como a coifa funciona sem as lâmpadas, eu não faria o "conserto".

    Resumo: a coifa está funcionando, sem lâmpada (mas nem faz falta) e eu não acredito mais nessa autorizada. Mais uma.

    0 0
  • 12/10/18--08:47: Comodismo
  • Nos dias atuais as pessoas estão muito acomodadas. Posso falar isso com tranquilidade pois vou dar um exemplo que aconteceu comigo recentemente.

    Temos um sofá, que um dos pés estava meio solto e toda vez que alguém sentava nele, pensava: "É agora que cai!". Finalmente, depois de alguns meses, resolvi (mentira: minha esposa praticamente me obrigou) consertar o sofá. E foi simples: tirei o forro e só precisei apertar o parafuso que havia afrouxado um pouco. Só isso! Em 10 minutos, resolvi o problema.